A Constituição do Comum

07/07/2017 08:52

Lançamento do Livro “A constituição do comum” de Alexandre Mendes e Bruno Cava Rodrigues.

Dia 12/07 as 18h30 no mini-auditório do CFH.

SOBRE O LIVRO:

Em “A constituição do comum: antagonismo, produção de subjetividade e crise no capitalismo” (Revan, 2017), Alexandre Mendes e Bruno Cava revisitam o conceito central para a triologia de Hardt e Negri (Império, Multidão, Commonweath), tensionado-o a partir dos processos de indignação e reinvenção, dos quais os levantes de junho a outubro de 2013 são referência inescapável. Enfatizam, em sua análise, a tensão entre ciclos longos de transformação biopolítica e ciclos curtos de crises, rupturas e contestação. Com isso, pretendem afirmar o Comum como produto de rupturas, que deve ser entendido como Devir, não como ‘ser’. Pretendem, ainda, entender os desdobramentos recentes em termos de composição da Multidão e de sua captura, decomposição e restruturação por regimes e aparatos repressivos, de tal modo a traçar linhas de fugas, compondo uma cartografia lutas atuais com intenção de criar ferramentas para lutas futuras.

Ler mais em:

SOBRE OS AUTORES
Alexandre F. Mendes é professor da faculdade de direito na UERJ, foi defensor público entre 2006 e 2011, publicou “A vida dos direitos: ensaio sobre modernidade e violência em Foucault e Agamben” (Agon, 2008) com Bruno Cava, e organizou “A resistência à remoção das favelas no Rio de Janeiro” (Revan, 2016) com Giuseppe Cocco.
Bruno Cava é escritor e professor de cursos livres no Rio de Janeiro. Publicou “A multidão foi ao deserto” (AnnaBlume, 2013) e organizou “Amanhã vai ser maior” (2014) com Giuseppe Cocco, “Podemos e Syriza: experimentações na borda das lutas” (2015) com Sandra Arencón Beltrán e “A Terra Treme” (2016), com Márcio Pereira, com artigos em publicações como South Atlantic Quarterly, Le Monde Diplomatique, Multitudes, Chimère, The Guardian, Commonware, Al Jazeera e Alfabeta2.
>> MESA-REDONDA: O Brasil e o Novo Ciclo Global de Lutas
com Alexandre Mendes, Bruno Cava Rodrigues e Henrique Kopittke