Edital 002/PPGSP/2019 – Seleção de candidatos a Bolsa PNPD/CAPES

28/06/2019 15:45

Resultado Edital 002/2019/PPGSP – Seleção bolsa PNPD/CAPES Clic para abrir o arquivo

===============================================================

Edital 002/PPGSP/2019 – Seleção de candidatos a Bolsa PNPD/CAPES

ATENÇÃO!!! Faça inscrição no link abaixo e anexe aos documentos de inscrição a ficha de inscrição em formato pdf.

Formulário de Inscrição – Clic no link para fazer a inscrição online

Edital 002/PPGSP/2019

Processo de Seleção de Candidatos para bolsa de Pós-Doutorado CAPES
Programa Nacional de Pós- Doutorado (PNPD)

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP) torna pública a abertura do Edital 002/PPGSP/2019, referente ao processo de seleção para uma (01) bolsa de Pós-Doutorado, com recursos CAPES, conforme a Portaria CAPES n. 086, de 03 de julho de 2013, que regulamenta o Programa Nacional de Pós- Doutorado (PNPD), e o Ofício n. 177/2017 DPB/CAPES, de 12 de abril de 2017, que concede cota de bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado para a UFSC.

Todas as informações sobre o Programa (estrutura, disciplinas, corpo docente, linhas de pesquisa e seus respectivos Núcleos), bem como a referida Portaria da CAPES, encontram-se disponíveis na página do Programa: http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/ .

1. Das vagas:

O Programa dispõe de uma (01) bolsa CAPES, em nível de pós-doutorado, para portadores de diploma de doutorado reconhecido pela CAPES. (Valor da Bolsa R$ 4.100,00 mensais mais adicional de R$ 2.100,00 por ano.)

2. Do período de vigência da bolsa:

A bolsa terá duração de um (01) ano, podendo ser renovada por mais um (01) ano, a critério do colegiado do PPGSP, e com o relatório de atividades referente ao primeiro ano da bolsa devidamente aprovado

3; Das áreas prioritárias:

O programa dará prioridade para os (as) candidatos (as) com doutorado em Ciências Sociais, Sociologia, Ciência Política ou Sociologia Política.

4. Das inscrições:

O período de inscrições acontece entre os dias 01 de Julho a de 10 de Julho de 2019, até às 17:30h.

4.1. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, das 14:00h. às 17:30h., na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política – Centro de Filosofia e Ciências   Humanas (CFH) da UFSC, Campus Universitário, Trindade – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

4.2. As inscrições também poderão ser feitas por email, enviando a documentação requerida e devidamente digitalizada para o endereço de email inscricao.ppgsp@gmail.com .

4.3. Os documentos exigidos para a inscrição são:

4.3.1. Diploma de doutorado;

4.3.2. Projeto de pesquisa;

4.3.3. Plano de Atividades: proposta de atividades a serem desenvolvidas no Programa;

4.3.4 Curriculum Vitae modelo Lattes atualizado. A documentação comprobatória deve ser entregue seguindo a mesma ordem dos itens estabelecida pelo Currículo Lattes;

4.3.5. Cópia da tese: em arquivo eletrônico/digital e/ou em CD ou pendrive, extensão doc., pdf. ou rtf.

4.3.6. Como a Portaria da Capes exige dedicação exclusiva dos (as) bolsistas, os (as) candidatos (as) terão de apresentar declaração de que terão condições de se afastar de seus eventuais vínculos empregatícios durante o período do Programa de Pós-doutorado.

4.3.7. Fotocópia da Cédula de Identidade e CPF;

4.3.8. Fotocópia do passaporte (apenas no caso de candidatos estrangeiros)

*A não observância aos prazos e às condições acima especificados implicará a exclusão do (a) Candidato (a) do processo seletivo.

5. Do processo seletivo:

O processo de seleção irá levar em consideração os seguintes critérios de análise:

1. a) Projeto de Pesquisa;
  2. b) Plano de atividades;
  3. c) Histórico Acadêmico do (a) Candidato (a).

Para cada uma destas partes a comissão de seleção irá considerar os seguintes aspectos e ponderação:

1. a) Projeto de Pesquisa (com peso de 50%):

a.1) Definição e pertinência dos objetivos;

a.2) Importância da contribuição pretendida sobre a problemática e o tema investigados;

a.3) Fundamentação científica e métodos empregados;

a.4) Adequação do projeto a um programa de pós-doutorado;

a.5) Análise da viabilidade da execução do projeto utilizando a infraestrutura disponível e dentro do prazo previsto;

1. b) Plano de atividades (com peso de 20%):

Disponibilidade de o (a) candidato (a) colaborar em outras atividades de natureza acadêmica e didática junto ao Programa e à Universidade, como aulas de graduação e/ou pós-graduação, seminários, bancas, comissões projetos de extensão.

1. c) Histórico Acadêmico do (a) Candidato (a) (com peso de 30%):

c.1)  Adequação da formação do (a) candidato (a) ao projeto proposto e qualidade e regularidade de sua produção como pesquisador (a), avaliada por publicações em periódicos especializados com seletiva política editorial, livros ou capítulos de livros, resultados de pesquisa efetivamente transferidos e adotados por empresas ou pelo governo; e outras informações relevantes;

c.2) Outros aspectos julgados relevantes para avaliar o potencial do (a) candidato (a) como pesquisador(a).

6. Da comissão de seleção:

A comissão será composta por professores do PPGSP e será indicada após encerramento das inscrições.

Portaria 026/PPGSP/2019 10/07/2019 – designa comissão de avaliação:

Prof. Dr. Ernesto Seidl (Presidente)
Prof. Dr. José Pedro Simões Neto
Prof. Dr. Tiago Daher Padovezzi Borges

* A comissão é soberana quanto à aplicação dos critérios de avaliação do processo de seleção

7. Resultado final:

O resultado será divulgado até 15 de Julho de 2019.

8. Dos recursos:

Em caso de recurso, ele deve ser dirigido à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política no prazo de até 48h (quarenta e oito horas) após a divulgação do resultado do processo seletivo.

=====================================================================================