Calendário 2018.2

Calendário Mestrado e Doutorado – Sociologia Política 2018.2

  • Matrícula Semestre 2018.2 (MATRÍCULA ON LINE CAPG)
  • Cancelamento de matrícula em disciplinas
  • Ajuste de matrícula
01 a 08/Julho/2018
até 04/Setembro/2018
18 a 21/Agosto/2018
  • Entrega dos trabalhos de 2018.1 e/ou conceito I de 2017.2:
06/Agosto/2018
  • Entrega de Conceitos na Secretaria do PPGSP semestre 2018.1
24/Agosto/2018
  • Defesa de Qualificação Mestrado (Turma 2018)
até 01/Abril/2019
  • Defesa de Qualificação Doutorado (Turma 2017)
  • Defesa de Qualificação Doutorado (Turma 2018)
até 01/Abril/2019
  • Início do Semestre 2018.2
  • Final do Semestre 2018.2
06/Agosto/2018 
21/Dezembro/2018

Solicitação de matrícula em disciplina isolada (aluno especial):

Confira ementas abaixo.

Solicitação de matrícula em disciplina isolada (aluno especial):

Observações:

– Disciplinas obrigatórias para mestrado e doutorado – não se aceita aluno especial.

– Disciplinas optativas para o mestrado e doutorado – (a critério do professor aceita-se alunos especiais).

Pedidos de matrícula para disciplina isolada (aluno especial) – máximo de 02 disciplinas por aluno, limitado a 08 créditos no total de disciplinas cursadas: 23 a 27/Julho/2018

Resultado: 06/Agosto/2018

Matrícula dos alunos especiais aceitos na Secretaria do PPGSP: 06 a 10/Agosto/2018

Para solicitar matrícula como aluno especial (disciplina isolada) os seguintes documentos são necessários:

  • Ficha cadastral de inscrição;
  • Requerimento justificando o pedido de matrícula; (modelo)
  • Histórico(s) escolar(es);
  • Diploma(s);
  • Curriculum vitae (não precisa ser documentado).


Em caso de aceite o aluno especial deverá efetivar a matrícula na Secretaria do PPPGSP no primeiro dia de aula da disciplina.

=======================================================================================

Disciplinas optativas (ME/DO):

SPO 510080 – Pensamento Social I (04 créditos)
Estudo de autores, obras, correntes, conceitos ou problemáticas relevantes, situados nos campos da teoria política antiga e moderna.

=======================================================================================
SPO 510098 – Escolha Racional, Instituições e Políticas Públicas (04 créditos)
Estudo das obras fundamentais da teoria da escolha racional, com atenção para seus fundamentos e os problemas de ação coletiva e de tomada de decisão. O tema das instituições políticas na Ciência Política contemporânea, passando por obras que tratam tanto de sua formação quanto de seus efeitos. Discussão a respeito da produção de políticas públicas, com maior ênfase em desafios postos pelo Neo-institucionalismo da escolha racional em suas etapas.

===============================================================================

SPO 510099 – Participação política: teoria e empiria (04 créditos)
As teorias da democracia e a participação política; participação, representação e deliberação; o debate teórico sobre participação política na Sociologia Política; classificações sobre as modalidades de participação política; Estudos empíricos sobre participação política em diferentes contextos e modalidades: voto (comparecimento eleitoral); participação em partidos; participação cívica (e comunitária); participação em protestos; participação em novas institucionalidades democráticas como orçamentos participativos, conselhos gestores de políticas públicas, conferências públicas, audiências públicas; participação política e legitimidade democrática nas sociedades contemporâneas
SPO 510100 – Análise de Correspondência em Sociologia (04 créditos)

=======================================================================================

SPO 510100 – Análise de Correspondência em Sociologia (04 créditos)
A análise de correspondências permite visualizar o “efeito de estrutura” próprio a uma base de dados, indicando os princípios fundamentais sob os quais se constituem as hierarquias e as diferenças em determinados espaços sociais ou campos. A análise de correspondências ganhou audiência significativa nas ciências sociais, principalmente após os anos 1970, com a utilização do método por Pierre Bourdieu. O curso pretende, portanto, fornecer elementos à compreensão das potencialidades deste método, enfatizando i) o contexto histórico de sua emergência e utilização; ii) os princípios que o conectam à análise relacional do mundo social; iii) os fundamentos para a construção de bases de dados; iv) e o suporte técnico introdutório para sua utilização.

=======================================================================================

SPO 510077 – Sociologia do Poder e das Elites (04 créditos)
O curso visa a fornecer uma aproximação às abordagens contemporâneas voltadas à problemática da formação de elites e de grupos dirigentes, bem como da estruturação do poder em sociedades centrais e em periféricas. O foco do seminário será colocado nas possibilidades e nos desafios à investigação dos mecanismos de recrutamento e seleção, nas estratégias de reprodução, reconversão e legitimação acionadas e nos estilos de vida e respectivas modalidades de consagração social de diversos grupos dominantes (elites políticas, burocrático-administrativas, intelectuais, profissionais, eclesiásticas, judiciárias, entre outras). Em paralelo, serão também discutidas algumas das principais transformações do espaço do poder em alguns países e a relação desse fenômeno com processos como a expansão da escolarização, a circulação internacional, as redefinições institucionais do Estado e a formação de novos grupos dirigentes. O curso utilizará fundamentalmente discussões resultantes de estudos empíricos conduzidos em configurações sociais variadas, com destaque ao Brasil

=======================================================================================

SPO 510101 – Marx, o Marxismo e a Filosofia da Práxis (04 créditos)
A disciplina pretende discutir a relação Marx-Marxismos a partir de um percurso teórico que inicia no estudo de alguns dos textos fundamentais do pensamento de Karl Marx passando pela interpretação do “marxismo” como ideologia da Segunda Internacional, a variedade de correntes marxistas subsequentes, e destacando a interpretação de Antonio Gramsci denominada pelo autor como “Filosofia da Práxis”.

=======================================================================================

SPO 510102 Methods in Relational Sociology (04 créditos)
The course Methods in Relational Sociology will present the main research methods used in relational sociology. More specifically, we will study social network analysis (notably through the relational sociology of N. Crossley), the method of ‘process-tracing’, and the methods used by influential sociologists associated to relational sociology like P. Bourdieu, C. Tilly and N. Elias. The lectures will be in English, but students will be allowed to use French or Portuguese when they ask questions or make comments in class, and when they write in any form of evaluation. Some basic knowledge about relational sociology would be useful, but it is not necessary.

=======================================================================================