Disciplinas 2018.1

 Matrícula Semestre 2018.1 – 05 a 10/02/2018 (MATRÍCULA ON LINE CAPG)
 Cancelamento de matrícula em disciplinas – até 30/Abril/2018
 Ajuste de matrícula – 28 a 31/Março/2018

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO/DOUTORADO

Professor

Dia da Semana Horário Local
SPO 510060 – Teoria Sociológica Clássica (02 créditos) Luiz Gustavo da Cunha de Souza 5° feira 14-18 hs Sala 306 CFH
SPO 510061 – Teoria Política Clássica (02 créditos) Tiago Bahia Losso 5ª feira 14-18hs Sala 306 CFH
SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) Eduardo Vilar Bonaldi 2ª feira 08-12hs Sala 329 CFH

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

SPO 510064 – Tópicos Avançados em Teoria Sociológica (02 créditos) Julia Silvia Guivant 4ª feira 14-18hs Sala 321 CFH
SPO 510065 – Tópicos Avançados em Teoria Política (02 créditos) Ricardo Silva 4ª feira 14-18hs Sala 321 CFH

Disciplinas Optativas ME e DO

SPO 510051 – Tópicos Especiais: Opinião Pública e Representação Política (04 créditos) Yan de Souza Carreirão
Rodrigo Mayer
4ª feira 08-12hs Sala 326 CFH
SPO 510087 – Sociologia do Trabalho (04 créditos) Maria Soledad Etcheverry Orchard
Jacques Mick
3ª feira  08-12hs Sala 302 CFH
SPO 510094 – Tópicos Especiais: Sociologia dos Intelectuais – questões teóricas e metodológicas (04 créditos) Rodrigo da Rosa Bordignon 6ª feira 14-18hs Sala 310 CFH
SPO 510095 – Tópicos Especiais: Ecologia Política (04 créditos) Paulo Henrique Freire Vieira 5ª feira 08-12hs Sala 308 CFH
SPO 510096 – Tópicos Especiais: Sociologia da Pobreza (02 créditos) José Pedro Simões Neto 3ª feira 10-12hs Sala 308 CFH
SPO 510097 – Tópicos Especiais: “The Relational Approach and its Theories in Sociology” (02 créditos) François Dépelteau 6ª feira 14-18hs – cada 15 dias  Sala de Reuniões do PPGSP

Confira ementas abaixo.

Solicitação de matrícula em disciplina isolada (aluno especial):

Observações:

– Disciplinas obrigatórias para mestrado e doutorado – não se aceita aluno especial.

– Disciplinas optativas para o mestrado e doutorado – (a critério do professor aceita-se alunos especiais).

Pedidos de matrícula para disciplina isolada (aluno especial) – máximo de 02 disciplinas por aluno, limitado a 08 créditos no total de disciplinas cursadas: 26/02/2018 a 02/03/2018.

Resultado: 12/03/2018

Matrícula dos alunos especiais aceitos: 13 a 16/03/2018

Para solicitar matrícula como aluno especial (disciplina isolada) os seguintes documentos são necessários:

  • Ficha cadastral de inscrição;
  • Requerimento justificando o pedido de matrícula; (modelo)
  • Fotocópia do(s) Histórico(s) escolar(es);
  • Fotocópia do(s) Diploma(s);
  • Fotocópia do Curriculum vitae (não precisa ser documentado).

Em caso de aceite o aluno especial deverá efetivar a matrícula, na Secretaria do PPGSP, no primeiro dia de aula da disciplina.

 

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO/DOUTORADO 2018/1:

SPO 510060 – Teoria Sociológica Clássica (02 créditos) EMENTA: A disciplina procura aprofundar o estudo de questões, autores e correntes representativas da pluralidade da teoria sociológica em sua fase de gênese e consolidação. Origem e natureza da sociologia. O foco será em problemáticas teóricas essenciais da análise sociológica, incluindo diversas perspectivas sobre as relações ciências sócias e ciências naturais, a especificidade do método sociológico, a natureza da ação e da ordem social, o caráter da mudança social, as relações de poder e a emergência de conceitos específicos para entender a emergência da sociedade industrial moderna.

SPO 510061 – Teoria Política Clássica (02 créditos) EMENTA: Estudo das obras de autores considerados clássicos da teoria política moderna, situados no período que se estende do Renascimento Italiano a meados do século XIX.

SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

SPO 510064 – Tópicos Avançados em Teoria Sociológica (02 créditos) EMENTA: Os conteúdos serão abordados sob o enfoque histórico e ou sistemático, de modo a permitir a reflexão ampla, plural, crítica e avançada sobre as agendas, desafios e perspectivas da teoria sociológica. Do ponto de vista histórico serão selecionadas obras, textos, autores ou correntes do pensamento social clássico e contemporâneo que propiciem uma discussão sofisticada e atualizada tanto do processo de formação quando do estado da arte da disciplina. Do ponto de vista sistemático serão abordadas questões centrais e ou tópicos atuais da teoria sociológica, selecionados a partir do âmbito da teoria social (pressupostos meta teóricos, ontológicos, epistemológicos, metodológicos, antropológicos, normativos, microssociologias, macrossociologias etc.), das teorias da modernidade; do pensamento social brasileiro, ou a partir de agendas relevantes, emergentes e inovadoras no âmbito da discussão sociológica contemporânea.

SPO 510065 – Tópicos Avançados em Teoria Política (02 créditos) EMENTA: Análise aprofundada de temas centrais no campo da teoria política na atualidade, tais como poder, política, estado, liberdade, igualdade, democracia e representação.

Disciplinas Optativas ME e DO

SPO 510051 – Tópicos Especiais: Opinião pública e representação política
Profs.: Yan Carreirão e Rodrigo Mayer (pós-doutorando junto ao PPGSP)
Semestre: 2018/1 – 4 créditos
Ementa:
O objetivo central da disciplina é estudar o tema da representação política em sua articulação com o tema da formação da opinião pública. Inicialmente a atenção recairá sobre o tema da opinião pública: os conceitos de opinião pública; perspectivas críticas aos usos dessa noção; os processos de sua formação (persuasão, papel dos meios de comunicação). Uma segunda unidade explora o tema da representação política: os conceitos de representação; a evolução histórica das formas de representação; tópicos do debate normativo sobre representação e sobre a “crise da representação”. Por fim, serão discutidas as relações entre os processos de formação da opinião pública e a dinâmica mais ampla da democracia representativa, com ênfase nos estudos empíricos de congruência política (congruência entre opiniões de eleitores sobre políticas públicas, de um lado, e as opiniões dos representantes, ou as políticas públicas que estes aprovam, de outro). Uma atenção especial será dada aos estudos sobre representação (incluindo estudos sobre congruência e o debate sobre a crise da representação) na América Latina.

SPO 510094 – Tópicos Especiais: Sociologia dos Intelectuais  – questões teóricas e metodológicas (04 créditos)
Ementa:
A análise dos produtores de bens simbólicos e/ou de seus produtos encerra uma controvérsia específica, o difícil equacionamento das relações entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Com o objetivo de fornecer elementos para a discussão de caminhos possíveis para a análise do campo cultural (instituições, agentes, hierarquias, recursos, modos de dominação), o curso se divide em três eixos: 1) aportes teóricos e metodológicos (sociologia dos intelectuais X sociologia das ideias, trajetórias, biografias, prosopografia); 2) processos sociais e institucionais de estruturação do campo cultural, notadamente dos polos universitário e literário, destacando seus efeitos para as dinâmicas específicas que atravessam os níveis local, nacional e transnacional; 3) modalidades de análise e configuração do campo cultural no Brasil (bases sociais e institucionais).

SPO 510095 – Tópicos Especiais: Ecologia Política (04 créditos)
Ementa:
A disciplina propõe a estudantes vinculados a diferentes áreas de especialização acadêmica uma introdução ao domínio da ecologia política, apoiada no resgate da trajetória de evolução do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente & Desenvolvimento (NMD) vinculado ao PPGSP desde a década de 1990. Inicialmente, o foco deverá ser concentrado nos fundamentos epistemológicos das ciências socioecológicas e numa caracterização da crise global que leva em conta a evolução do debate acadêmico (desde a época da Conferência de Estocolmo) acerca dos seus condicionantes estruturais e das várias orientações estratégicas que vêm sendo colocadas em pauta visando o seu enfrentamento. Esta reflexão deverá ser realizada à luz das pesquisas mais recentes sobre a assim chamada «grande aceleração do Antropoceno». Neste sentido, pretende-se dedicar uma atenção especial ao resgate das características essenciais do enfoque (sistêmico) de ecodesenvolvimento no campo do planejamento e da gestão transescalar desde a época da Conferência de Estocolmo. Para tanto, estão previstas reuniões voltadas ao mapeamento das sucessivas hibridizações conceituais que têm alimentado, ao longo do tempo, o aprofundamento das investigações sobre (i) sistemas de gestão integrada e compartilhada de recursos de uso comum («commons»), ecodesenvolvimento territorial, saúde ecossistêmica e ecoformação transdisciplinar.

 

SPO 510087 – Sociologia do Trabalho (04 créditos)
Ementa:
O campo da sociologia do trabalho (um conceito ampliado do trabalho, novas fronteiras de pesquisa, a análise do trabalho no Brasil e através do mundo); fundamentos da teoria social e do trabalho (a centralidade do trabalho, a “nova questão social”, o “fim do trabalho” e a metamorfose do trabalho, a nova cultura do capitalismo); transformações do trabalho na sociedade contemporânea (as mutações sócio técnicas, globalização e trabalho, reestruturação produtiva, flexibilização, precarização, nova cultura do trabalho); mercado de trabalho, desemprego e desenvolvimento; trajetórias laborais e identidades.

 

SPO 510096 – Tópicos Especiais: Sociologia da Pobreza (02 créditos)
Ementa:
O curso visa discutir o conceito de pobreza em suas diversas concepções. Seus enfoque é tanto teórico quanto epistemológico, tratando, com isso, das formas de sua mensuração. A disciplina aborda autores clássicos e contemporâneos com uma abordagem sociológica.

 

SPO510097 – Tópicos Especiais: “The Relational Approach and its Theories in Sociology”
Ementa:
This course introduce the students to relational sociology as an emerging intellectual movement within contemporary sociology. After briefly studying relational thinking in other disciplines such as philosophy, psychology, psychoanalysis and political science, classical sociologists such as G. Tarde, E, Durkheim, G. Simmel and M. Weber will be discussed in relation to this approach, as well as well-established and compatible social thinkers such as H. Becker, H. Blumer, B. Lahire, B. Latour and G.H. Mead. The central part of the course we will be based on the critical analysis of the main relational approaches and theories in contemporary sociology, such as the ones influenced by P. Bourdieu (M. Emirbayer), pragmatism (F. Dépelteau, O. Kivinen and T. Piiroinen, P. Selg), the work of H. White (J. Fontdevilla, J. Fuhse), critical realism (M. Archer, P. Donati), and the eclectic approach of N. Crossley. Each theory will be discussed in relation to empirical illustrations.