Disciplinas 2019.1

Matrícula Semestre 2019.1 – 16 a 24/02/2018 (Matrícula alunos regulares clic para acessar o sistema CAPG).
Cancelamento de matrícula em disciplinas – até 30/04/2019.
Ajuste de matrícula – 25/03/2019 – 29/03/2019.

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO/DOUTORADO

Professor

Dia da Semana

Horário

Local

SPO 510060 – Teoria Sociológica Clássica (02 créditos) Luiz Gustavo da Cunha de Souza 5° feira 14-18 hs CFH
SPO 510061 – Teoria Política Clássica (02 créditos) Tiago Bahia Losso 5ª feira 14-18hs CFH
SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) Luis Felipe Guedes da Graça/

Rodrigo da Rosa Bordignon

2ª feira 08-12hs CFH

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

SPO 510064 – Tópicos Avançados em Teoria Sociológica (02 créditos) Carlos Eduardo Sell 4ª feira 14-18hs CFH
SPO 510065 – Tópicos Avançados em Teoria Política (02 créditos) Ricardo Silva 4ª feira 14-18hs CFH

Disciplinas Optativas ME e DO

SPO 510072 – Instituições Políticas nas Democracias Contemporâneas (04 créditos) Yan de Souza Carreirão 5ª feira 08-12hs CFH
SPO 510081 – Pensamento Social II (04 créditos) Luiz Gustavo da Cunha de Souza 6ª feira 14-18hs CFH
SPO 510090 – Tópicos Especiais: Teoria da Hegemonia – as concepções de Antonio Gramsci e de Ernesto Laclau/Chantal Mouffe em perspectiva comparativa (04 créditos) Raul Burgos 3ª feira 14-18hs CFH
SPO 510103 – A Problemática do Risco na Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos) Myriam Raquel Mitjavila 4ª feira 14-18hs CFH
SPO 510104 – Tópicos Especiais: Sustentabilidade e Sociologia Ambiental – Teorias e Aplicações Práticas (04 créditos) João Francisco Charrua Guerra 2ª feira 14-18hs CFH

Confira ementas abaixo.

Solicitação de matrícula em disciplina isolada (aluno especial):
Observações:
– Disciplinas obrigatórias para mestrado e doutorado – não se aceita aluno especial.
– Disciplinas optativas para o mestrado e doutorado – (a critério do professor aceita-se alunos
especiais).
Pedidos de matrícula para disciplina isolada (aluno especial) – máximo de 02 disciplinas por
aluno, limitado a 08 créditos no total de disciplinas cursadas: 18 a 20/02/2019
Resultado: 01/03/2019
Matrícula dos alunos especiais aceitos: 11 a 15/03/2019 – na primeira aula da disciplina no
semestre, o aluno deve comparecer na Secretaria do PPGSP para confirmar matrícula.

Para solicitar matrícula como aluno especial (disciplina isolada) os seguintes documentos são necessários:

  • Ficha cadastral de inscrição;
  • Requerimento justificando o pedido de matrícula; (modelo)
  • Fotocópia Histórico(s) escolar(es) em pdf;
  • Fotocópia Diploma(s) em pdf;
  • Curriculum vitae Lattes em pdf (não precisa ser documentado).
  • Fotocópia da Carteira de Identidade (não CNH)
    Os documentos e formulários acima devem ser encaminhados em formato pdf para o email ppgsp.ufsc@gmail.com com Assunto: Matrícula disciplina isolada Semestre 2019/1.

Em caso de aceite o aluno especial deverá efetivar a matrícula, na Secretaria do PPGSP, no primeiro dia de aula da disciplina.

======================================================================================

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO/DOUTORADO 2019/1:

SPO 510060 – Teoria Sociológica Clássica (02 créditos) EMENTA: A disciplina procura aprofundar o estudo de questões, autores e correntes representativas da pluralidade da teoria sociológica em sua fase de gênese e consolidação. Origem e natureza da sociologia. O foco será em problemáticas teóricas essenciais da análise sociológica, incluindo diversas perspectivas sobre as relações ciências sócias e ciências naturais, a especificidade do método sociológico, a natureza da ação e da ordem social, o caráter da mudança social, as relações de poder e a emergência de conceitos específicos para entender a emergência da sociedade industrial moderna.

======================================================================================

SPO 510061 – Teoria Política Clássica (02 créditos) EMENTA: Estudo das obras de autores considerados clássicos da teoria política moderna, situados no período que se estende do Renascimento Italiano a meados do século XIX.

======================================================================================

SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

======================================================================================

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

SPO 510064 – Tópicos Avançados em Teoria Sociológica (02 créditos) EMENTA: Os conteúdos serão abordados sob o enfoque histórico e ou sistemático, de modo a permitir a reflexão ampla, plural, crítica e avançada sobre as agendas, desafios e perspectivas da teoria sociológica. Do ponto de vista histórico serão selecionadas obras, textos, autores ou correntes do pensamento social clássico e contemporâneo que propiciem uma discussão sofisticada e atualizada tanto do processo de formação quando do estado da arte da disciplina. Do ponto de vista sistemático serão abordadas questões centrais e ou tópicos atuais da teoria sociológica, selecionados a partir do âmbito da teoria social (pressupostos meta teóricos, ontológicos, epistemológicos, metodológicos, antropológicos, normativos, microssociologias, macrossociologias etc.), das teorias da modernidade; do pensamento social brasileiro, ou a partir de agendas relevantes, emergentes e inovadoras no âmbito da discussão sociológica contemporânea.

======================================================================================

SPO 510065 – Tópicos Avançados em Teoria Política (02 créditos) EMENTA: Análise aprofundada de temas centrais no campo da teoria política na atualidade, tais como poder, política, estado, liberdade, igualdade, democracia e representação.

======================================================================================

SPO 510072 – Instituições Políticas nas Democracias Contemporâneas (04 créditos)
EMENTA:
Estudos sobre sistemas eleitorais, formas de governo, federalismo, funcionamento e relações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A influência de instituições, como os sistemas eleitorais e as formas de governo, na atuação dos partidos políticos e lideranças.  Os partidos políticos: estudos sobre seu funcionamento interno, sua atuação na competição eleitoral e na formação de governos (Executivo e Legislativo). Estudos sobre as instituições políticas brasileiras.

======================================================================================

SPO 510090 – Tópicos Especiais: Teoria da Hegemonia – as concepções de Antonio Gramsci e de Ernesto Laclau/Chantal Mouffe em perspectiva comparativa (04 créditos)
EMENTA:
Introdução ao debate sobre as teorias contemporâneas da Hegemonia. Contexto de elaboração da teoria da hegemonia por Antonio Gramsci: antecedentes do uso do conceito; contexto histórico da elaboração gramsciana. Elementos teóricos fundamentais. Contexto de elaboração da teoria da hegemonia por Laclau/Mouffe. Elementos teóricos fundamentais. Repercussões no trabalho solo de ambos os autores: breve discussão sobre a Teoria do Populismo de Ernesto Laclau e a teoria da Democracia agonística de Chantal Mouffe.

======================================================================================
SPO 510103 – A Problemática do Risco na Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)
EMENTA:
A questão do risco na sociologia e nas ciências sociais. Modernidade e risco. Risco e cultura. Globalização, risco e individualização social. Risco, biopolítica e governamentalidade. Tecnologias políticas de atribuição e gestão de riscos na modernidade tardia. Risco e construção social das trajetórias biográficas nas sociedades contemporâneas.
======================================================================================
SPO 510104 – Tópicos Especiais: Sustentabilidade e Sociologia Ambiental – Teorias e Aplicações Práticas (04 créditos)
EMENTA:
Três décadas depois de fixado e difundido o conceito de Desenvolvimento Sustentável pelo Relatório Brundtland e mais de quatro sobe os primeiros alertas para a degradação ecológica decorrente da atividade industrial (e.g., Silent Spring de Rachel Carson e Limits to Growth do Clube de Roma), o seu significado, princípios e objetivos merecem pouca contestação declarada. Em vez disso, é a falta de consenso sobre os resultados até agora alcançados e sobre as estratégias a seguir para melhorar desempenhos locais, nacionais e globais que merece mais críticas quer entre académicos e especialistas, quer entre ativistas ambientais e promotores dos direitos humanos. Partindo destes pressupostos, o curso que aqui se propõe, procurará provocar a reflexão sobre os caminhos e as opções postas ao processo de implementação da sustentabilidade nas sociedades atuais, tendo como pano de fundo diferentes abordagens assentes na sociologia do ambiente e nas relações complexas natureza-sociedade. Para tal propõem-se quinze aulas de quatro horas (total 60 horas) que incluem uma parte expositiva, com recurso a propostas de autores consagrados na área da sociologia do ambiente e da sustentabilidade, e uma parte mais prática envolvente e deliberativa, geradora de reflexão sobre as várias temáticas a abordar, numa ótica holística e sistémica que atualmente vincula as teorias da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover a aquisição de conhecimentos e competências na área das ciências sociais, da sociologia ambiental e da sustentabilidade, a para do desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo que se espera estar presente na produção de conhecimento científico, desde a recolha e análise de dados, até a disseminação de resultados. As competências serão, assim, adquiridas pela exposição de conteúdos nas aulas e pela sua aplicação com exercícios práticos desenvolvidos com dinâmicas deliberativas de grupo, assentes em dados empíricos relevantes.
======================================================================================