Disciplinas 2019.2

Matrícula Semestre 2019.2 – 01 a 03/Julho/2019 (MATRÍCULA ON LINE CAPG)
Ajuste de Matrícula – 26 a 30/Agosto/2019
Cancelamento de matrícula em disciplinas – até 30/Agosto/2019

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

Professor

Dia da Semana Horário Local
SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) Márcia Grisotti/Ernesto Seidl 2° feira 14-18 hs 308/ CFH
SPO 510062 – Metodologia I (02 créditos) Eduardo Villar Bonaldi 4ª feira 14-18hs  326/CFH
SPO 510063– Metodologia II (02 créditos) José Pedro Simões Neto 4ª feira 14-18hs  326/CFH

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO

Professor

Dia da Semana Horário Local
SPO 410055  – Teoria Sociológica Contemporânea (02 créditos) Amurabi Pereira Oliveira 5ª feira 14-18hs  308/CFH
SPO 410056 – Teoria Política Contemporânea (02 créditos) Tiago Daher Padovezzi Borges 5ª feira 14-18hs  308/CFH
SPO 510062 – Metodologia I (02 créditos) Eduardo Villar Bonaldi 4ª feira 14-18hs  326/CFH
SPO 510063– Metodologia II (02 créditos) José Pedro Simões Neto 4ª feira 14-18hs  326/CFH
SPO 510066 – Seminário de Pesquisa (04 créditos) Márcia Grisotti/Ernesto Seidl 2ª feira 14-18hs  308/CFH

Disciplinas Optativas ME e DO

 SPO 510059 – Tópicos Especiais: A Sociologia Política de Max Weber (04 créditos) Carlos Eduardo Sell 3ª feira  08-12hs  523/CED
 SPO 510094 – Tópicos Especiais: Sociologia dos Intelectuais – questões teóricas e metodológicas (04 créditos) Rodrigo da Rosa Bordignon  3ª feira  08-12hs  608/CED
 SPO 510095 – Tópicos Especiais: Ecologia Política (04 créditos) Paulo Henrique Freire Vieira  5ª feira  08-12hs  308/CFH
 SPO 510071 – Agricultura e Ruralidade (04 créditos) Maria Ignez Silveira Paulilo/Valmir Luiz Stropasolas  4ª feira  08-12hs  523/CED
SPO 510077 – Sociologia do Poder e das Elites (04 créditos) Ernesto Seidl 6ª feira  08-12hs  Sala de Reuniões do PPGSP 16/B Bloco C/CFH
 SPO 510093 – Tópicos Especiais: Democracia Radical e Democracia Agonística no pensamento de Chantal Mouffe (04 créditos) Raul Burgos  6ª feira  14-18hs  322/CFH
 SPO 510105 – Tópicos em Teoria Social Contemporânea (04 créditos)  Márcia Mazon/Sandra Caponi  5ª feira  14-18hs  329/CFH

Confira ementas abaixo.

Solicitação de matrícula em disciplina isolada (aluno especial):
Observações:
– Disciplinas obrigatórias para mestrado e doutorado – não se aceita aluno especial.
– Disciplinas optativas para o mestrado e doutorado – (a critério do professor aceita-se alunos
especiais).
Pedidos de matrícula para disciplina isolada (aluno especial) – máximo de 02 disciplinas por
aluno, limitado a 08 créditos no total de disciplinas cursadas: 01 a 05/Julho/2019
Resultado: 05/Agosto/2019
Matrícula dos alunos especiais aceitos: 05 a 09/Agosto/2019 – o aluno deverá confirmar matrícula via email.

Em caso de aceite da matrícula na disciplina solicitada o aluno deverá confirmar o interesse em cursar a disciplina, encaminhando email inscricao.ppgsp@gmail.com até o dia 07/Agosto/2019. A não manifestação no prazo implicará no cancelamento da matrícula.

======================================================================================

Para solicitar matrícula como aluno especial (disciplina isolada) os seguintes documentos são necessários:

  • Ficha cadastral de inscrição;
  • Requerimento justificando o pedido de matrícula; (modelo)
  • Fotocópia Histórico(s) escolar(es) em pdf;
  • Fotocópia Diploma(s) em pdf;
  • Curriculum vitae Lattes em pdf (não precisa ser documentado).
  • Fotocópia da Carteira de Identidade (não CNH)
    Os documentos e formulários acima devem ser encaminhados em formato pdf para:
    Email:   inscricao.ppgsp@gmail.com
    Assunto: Matrícula disciplina isolada Semestre 2019/2.

======================================================================================

Disciplinas obrigatórias (ME/DO):

SPO 510066 – Seminário de pesquisa (04 créditos) (M/D)
Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

SPO 410055 – Teoria sociológica contemporânea (02 créditos) (M)
Questões, autores e correntes representativas da pluralidade paradigmática da teoria sociológica contemporânea. Problemas e categorias essenciais da análise sociológica (micro e macrossociologia; individualismo, holismo e relacionismo metodológicos; ontologia do social; cultura; poder e dominação; estratificação social; individualização, risco etc.). A modernidade e suas transformações (pós-modernidade, alta-modernidade, globalização, cosmopolitismo, risco, sistema-mundo, sociedade mundial, pensamento pós-eurocêntrico, modernidades múltiplas etc.). Correntes e/ou autores centrais da sociologia contemporânea. Tradições de pensamento e paradigmas do pensamento sociológico atual.

SPO 410056 – Teoria política contemporânea (02 créditos) (M)
O estudo de importantes obras na teoria política contemporânea, que apresentam as mais influentes abordagens da segunda metade do século XX até os dias atuais. Tratando de grandes arcabouços teóricos, a disciplina se organiza a partir da seleção de obras representativas de abordagens tais como: neomarxismo, neorrepublicanismo, neoinstitucionalismo, neocontratualismo, neopluralismo e teoria da escolha racional, dentre outras.

===================================================================================

Disciplinas obrigatórias (DO):

SPO 510062 – Metodologia I (02 créditos) (M/D)
Correntes epistemológicas que influenciaram a sociologia e a ciência política atuais: neopositivismo, a crítica popperiana, construtivismo social e pós-positivismo. A sociologia do conhecimento. Principais vertentes metodológicas nas ciências sociais: funcionalismo, marxismo, estruturalismo, teoria de sistemas e abordagens fenomenológicas.

SPO 510063 – Metodologia II (02 créditos) (M/D)
Tipos de investigação social e desenhos de pesquisa. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa: entrevista, observação direta, grupos focais, história de vida, pesquisa documental, análise de conteúdo, análise de discurso. Questões metodológicas na história das ideias. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa quantitativa: survey, coleta de dados secundários, pesquisa experimental, testes de hipótese, associação entre variáveis (análise bi e multivariada). Elaboração de projeto de pesquisa.

===================================================================================

Disciplinas optativas (ME/DO):

SPO 510071 – Agricultura e Ruralidade (04 créditos)
O Rural é objeto ou categoria de análise? A construção social do espaço agrícola como resultado de lutas sociais. Terra e exclusão. Revolução Verde e complexos agroindustriais. Agricultura familiar, desenvolvimento e sustentabilidade. Agricultura, profissionalização e pluriatividade. Política e cidadania no campo: ONGs, Sindicalismo, Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra e Movimento Autônomo de mulheres.

SPO510093 – Tópicos Especiais: Democracia Radical e Democracia Agonística no pensamento de Chantal Mouffe  (04 créditos)
Do marxismo althusseriano à influência de Gramsci. A crítica pós-estruturalista e a formulação da Teoria do Discurso como pós-marxismo. Democracia Radical e Plural. A crítica ao pensamento político liberal. A crítica aos teóricos da Democracia Deliberativa. Influência de Carl Schmitt e a teoria do conflito. Democracia Agonista.

SPO 510094 – Tópicos Especiais: Sociologia dos Intelectuais – questões teóricas e metodológicas (04 créditos)
A análise dos produtores de bens simbólicos e/ou de seus produtos encerra uma controvérsia específica, o difícil equacionamento das relações entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Com o objetivo de fornecer elementos para a discussão de caminhos possíveis para a análise do campo cultural (instituições, agentes, hierarquias, recursos, modos de dominação), o curso se divide em três eixos: 1) aportes teóricos e metodológicos (sociologia dos intelectuais X sociologia das ideias, trajetórias, biografias, prosopografia); 2) processos sociais e institucionais de estruturação do campo cultural, notadamente dos polos universitário e literário, destacando seus efeitos para as dinâmicas específicas que atravessam os níveis local, nacional e transnacional; 3) modalidades de análise e configuração do campo cultural no Brasil (bases sociais e institucionais).

SPO510095 – Tópicos Especiais: Ecologia Política (04 créditos)
A disciplina propõe a estudantes vinculados a diferentes áreas de especialização acadêmica uma introdução ao domínio da ecologia política, apoiada no resgate da trajetória de evolução do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) vinculado ao PPGSP desde a década de 1990. Inicialmente, o foco deverá ser concentrado nos fundamentos epistemológicos das ciências socioecológicas e numa caracterização da crise global que leva em conta a evolução do debate acadêmico (desde a época da Conferência de Estocolmo) acerca dos seus condicionantes estruturais e das várias orientações estratégicas que vêm sendo colocadas em pauta visando o seu enfrentamento. Esta reflexão deverá ser realizada à luz das pesquisas mais recentes sobre a assim chamada «grande aceleração do Antropoceno». Neste sentido, pretende-se dedicar uma atenção especial ao resgate das características essenciais do enfoque (sistêmico) de ecodesenvolvimento no campo do planejamento e da gestão transescalar desde a época da Conferência de Estocolmo. Para tanto, estão previstas reuniões voltadas ao mapeamento das sucessivas hibridizações conceituais que têm alimentado, ao longo do tempo, o aprofundamento das investigações sobre (i) sistemas de gestão integrada e compartilhada de recursos de uso comum («commons»), ecodesenvolvimento territorial, saúde ecossistêmica e ecoformação transdisciplinar.

SPO510105 – Tópicos em Teoria Social Contemporânea (04 créditos)
A disciplina propõe analisar os principais textos e as principais teses apresentadas por Michel Foucault, Pierre Bourdieu tão bem como autores os quais dialogam com Bourdieu: Viviana Zelizer e Neil Fligstein. Igualmente contempla o trabalho de Christian Laval e Pierre Dardot, autores que estabelecem conexão entre a obra de Bourdieu e Foucault pensando a sociedade liberal. Pretende-se realizar uma reflexão crítica sobre os modelos explicativos, os princípios metodológicos, e os conceitos fundamentais em torno as quais se articulam as principais contribuições desses autores.

SPO 510077 – Sociologia do Poder e das Elites (04 créditos)
O curso se propõe fornecer uma aproximação a abordagens contemporâneas da problemática da formação de elites e de grupos dirigentes e da estruturação do poder em sociedades centrais e periféricas. O foco do seminário estará nas possibilidades e desafios à investigação de diversos grupos dominantes, como elites políticas, burocrático-administrativas, intelectuais, profissionais, eclesiásticas e judiciárias. Serão privilegiadas questões como: i) mecanismos de recrutamento e seleção; ii) estratégias de reprodução, reconversão e legitimação; iii) estilos de vida e respectivas modalidades de consagração social. Serão também discutidas as principais transformações do espaço do poder em alguns países e a relação desse fenômeno com outros processos como a expansão da escolarização, a circulação internacional, as redefinições institucionais do Estado e a formação de novos grupos dirigentes. O curso utilizará fundamentalmente discussões resultantes de estudos empíricos conduzidos em configurações sociais variadas, com destaque ao Brasil, e dará atenção a formas de operacionalização de pesquisas e à mobilização de fontes.

SPO 510059 – Tópicos Especiais: A Sociologia Política de Max Weber (04 créditos)
Poder e dominação. Dominação legal com administração burocrático-monocrática. Dominação tradicional e patrimonialismo. Dominação carismática. Democracia plebiscitária. Max Weber e o socialismo.

===================================================================================