Linhas de Pesquisa

1) Ciência, saúde e meio-ambiente

Análise das complexas articulações existentes entre ciência, sociedade e meio ambiente. Integração das perspectivas sociológica, política, epistemológica e histórica no estudo das diversas estratégias de produção, reprodução e transformação social dos conhecimentos e inovações cientifico-tecnológicas, assim como também do papel social de seus prescritores. Integram-se estudos sobre as políticas, instituições e representações sociais em saúde e meio ambiente rural e urbano (com foco nos riscos, gestão integrada e participativa de recursos naturais de uso comum e no sistema alimentar).

Professores:

Prof. Dr. Carlos Eduardo SELL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª.  Júlia S. GUIVANT – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Márcia GRISOTTI – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Marcia da Silva MAZON – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Maria Ignez Silveira PAULILO – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Sandra Noemi Cucurullo de CAPONI – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Paulo Henrique Freire VIEIRA – (Curriculum Vitae – Lattes)

 

2) Instituições, comportamento político e políticas públicas

Abarcando o estudo das dimensões institucional e comportamental do universo da política, esta linha de pesquisa busca se ancorar nas principais abordagens teóricas e metodológicas existentes no âmbito da Ciência Política contemporânea, visando estudar empiricamente uma grande diversidade de aspectos da realidade política em suas manifestações locais, nacionais e internacionais. Dentre os temas estudados no âmbito da linha de pesquisa, destacam-se: as instituições (sistemas eleitorais, regimes, formas de governo; partidos e sistemas partidários) e seus efeitos no sistema político; análise e avaliação de políticas públicas; eleições; atitudes, valores e comportamento político; opinião pública e representação política.

Professores:

Prof. Dr. Erni José SEIBEL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Jean Gabriel Castro da COSTA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. José Pedro SIMÕES Neto (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Luis Felipe Guedes da GRAÇA (Curriculum Vitae – Lattes)
Profa. Drª. Maria Soledad Etcheverry ORCHARD – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Ricardo Gaspar MÜLLER – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Ricardo SILVA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Tiago Bahia LOSSO – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Tiago Daher Padovezi BORGES  (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Yan de Souza CARREIRÃO – (Curriculum Vitae – Lattes)

 

3) Movimentos sociais, participação e democracia

A linha de pesquisa se dedica ao estudo e à produção de conhecimento sobre configurações e mudanças no campo da teoria democrática, da participação e da organização social. As investigações dão destaque à temática dos movimentos sociais e das múltiplas formas de engajamento e de militância política, incluindo as instituições participativas. Dentro desse quadro de atividades e interesses mais gerais, as pesquisas desenvolvidas pela linha se concentram: a) na estrutura interna, nas dinâmicas, redes e relações de atuação da sociedade civil e dos movimentos sociais no contexto das transformações ocorridas na cultura política brasileira e/ou latino-americana nas últimas décadas, especialmente nos processos de democratização e globalização; b) nas experiências de participação materializadas em uma pluralidade de instituições e de espaços de interfaces entre Estado e sociedade; c) na problemática da exclusão/inclusão em suas múltiplas dimensões; d) na cultura política, em especial no ativismo político, nos processos de politização e no comportamento eleitoral; e) nos debates teóricos no campo da teoria democrática.

Professores:

Prof. Dr. Ernesto SEIDL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Ilse SCHERER-WARREN – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Julian BORBA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Lígia Helena Hahn LÜCHMANN – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Raul BURGOS – (Curriculum Vitae – Lattes)

 

4) Pensamento político e social

A linha contempla o estudo sistemático das ideias políticas e sociais à luz de procedimentos metodológicos inspirados no contextualismo linguístico, na história dos conceitos ou na sociologia do conhecimento e da ciência. Visa-se tanto o estudo histórico-social das ideias, quanto contribuições para o desenvolvimento de aspectos da teoria política e da teoria sociológica. O grupo dedica-se à pesquisa de autores, correntes, debates e conceitos centrais da teoria política ou sociológica clássica e contemporânea, bem como da tradição intelectual brasileira.

Professores:

Prof. Dr. Erni José SEIBEL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Carlos Eduardo SELL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Jean Gabriel Castro da COSTA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. José Pedro SIMÕES Neto (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cunha De SOUZA (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Ricardo Gaspar MÜLLER – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Ricardo SILVA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Tiago Bahia LOSSO – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Yan de Souza CARREIRÃO – (Curriculum Vitae – Lattes)

 

5) Representações Sociais e Produções Simbólicas

Esta linha abrange estudos ligados à problemática da cultura na sociedade contemporânea em seus diferentes domínios. Abrange, portanto, questões relativas à produção erudita, à popular e à indústria cultural, mas também aquelas ligadas à religião, à arte, à produção de conhecimento e à educação. Questões relacionadas à memória, à história, à identidade e a gênero fazem parte, igualmente, dos estudos abordados pela linha. A correlação entre essas diversas questões visa possibilitar o desenvolvimento tanto de pesquisas teóricas quanto empíricas preocupadas em estabelecer articulações inovadoras e originais na análise das relações entre a cultura, as linguagens, as mídias, as desigualdades sociais e as formas de dominação, voltadas tanto para o caso brasileiro quanto para as transformações contemporâneas nas formas de mediação político-cultural em âmbito internacional.

Professores:

Prof. Dr. Alexandre Bergamo IDARGO – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Amurabi Pereira de OLIVEIRA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Eduardo Vilar BONALDI (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Elizabeth Farias da SILVA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Jacques MICK – (Curriculum Vitae – Plataforma Lattes)
Prof. Dr. José Pedro SIMÕES Neto (Curriculum Vitae – Lattes)

 

6) Trabalho, Mercado, Estado e Sistema Financeiro

A linha investiga, em perspectiva histórica e sob abordagens teóricas diversas, temas relacionados às sociologias do trabalho, do mercado, do sistema financeiro, do Estado e suas interfaces. Foca tópicos relacionados às transformações estruturais do capitalismo, como a financeirização da riqueza; a regionalização e a mundialização do capital; seus efeitos sobre o Estado contemporâneo; o desempenho econômico e a preservação ambiental; concentração e distribuição de renda e emprego; previdência e seguridade social; alternativas anticapitalistas. Especificamente, a sociologia do trabalho e das profissões analisa a organização social da produção, os diferentes tipos de trabalho, as representações construídas sobre esta atividade social e as decisões dos trabalhadores quanto à sua formação de classe e participação política, em diálogo com noções e conceitos como gênero, identidade, etnicidade, classe, trajetórias laborais, qualificações, competências, flexibilização, precarização, vulnerabilidade, trabalho decente, subjetividade. A sociologia do mercado investiga a ação econômica, fenômenos que contemplam a produção (e produção alimentar), o consumo e a geração de valor, as culturas da empresa e do trabalho. A análise sociopolítica do sistema financeiro e do empresariado no capitalismo contemporâneo enfatiza temas como instituições financeiras e a relação com o Estado, com os processos políticos e com os trabalhadores bancários, redes e grupos financeiros, dívida pública, crises financeiras, formas e sistemas alternativos de crédito, e estrutura e dinâmica das associações de classe. O estudo do Estado foca as políticas públicas em suas diferentes expressões, especialmente os processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas econômicas e sociais.

Professores:

Prof. Dr. Ary César MINELLA – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Cécile Hélène Jeanne RAUD  – (Curriculum Vitae – Lattes) (in memoriam)
Prof. Dr. Erni José SEIBEL – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Marcia da Silva MAZON – (Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª. Maria Soledad Etcheverry ORCHARD – (Curriculum Vitae – Lattes)
Prof. Dr. Ricardo Gaspar MÜLLER – (Curriculum Vitae – Lattes)