Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da UFSC se vincula ao Departamento de Sociologia e Ciência Política. O Programa oferece os cursos de Mestrado e de Doutorado em Sociologia e Ciência Política, com áreas de concentração em Sociologia e em Ciência Política.

A história do Programa remonta a 1978, com a criação do Mestrado em Ciências Sociais. Em 1985 teve início o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, em nível de Mestrado e, em 1999, de Doutorado. Em 2019 o PPGSP passou por reestruturação e passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, com nova estrutura curricular e a criação de duas áreas de concentração.

O PPGSP está estruturado em seis linhas de pesquisa, que abrigam 15 núcleos e laboratórios de pesquisa.

Área de avaliação na CAPES: Sociologia

Nota na avaliação da CAPES: 5

 

O PPGSP tem como objetivos:

  • produção de conhecimento científicosobre a realidade sociopolítica e a contribuição para a consolidação e a renovação do campo da Sociologia e da Ciência Política no País;
  • formação de docentes e pesquisadore/asqualificado/as para atuar em ensino e pesquisa no Brasil e no exterior;
  • formação de profissionaisque atuem em outros âmbitos do campo de trabalho da Sociologia e da Ciência Política além da academia, como a assessoria a órgãos e empresas públicos e privados, o apoio à elaboração de políticas públicas, a inserção em diferentes setores de pesquisa e de gestão;
  • estabelecimento de convênios e intercâmbioscom instituições acadêmicas nacionais e internacionais, visando também à inserção internacional da Sociologia e da Ciência Política brasileiras.

 

           Coordenação do PPGSP (Gestão 2018 – 2020)

           Coordenador: Prof. Ernesto Seidl

           Subcoordenador: Prof. Julian Borba