17/10/2022 15:09

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC convida para Seminário de Pesquisa com Dr. Gabriel Obradovich (Universidad Nacional del Litoral, Argentina)

Quando? Dia 26 de outubro (quarta-feira) às 14h
Onde? Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Auditório do CFH)

La polarización en la Argentina actual. Inicio, estructura y dinámica (2008-2019)

A princípio do século XXI, a discussão sobre a política argentina girava em torno da crise de representação. Os temas mais relevantes se vinculavam à apatia dos eleitores, à diminuição da participação eleitoral e à desconfiança em relação aos dirigentes políticos. No entanto, o conflito entre o governo Cristina F. de Kirchner e os setores agropecuários durante o ano de 2008 impulsionou a reestruturação do espaço político de maneira polar. A polarização política e social na Argentina é um fenômeno recente que suscitou diversos debates, tanto no âmbito político como acadêmico. Como caracterizar as classes sociais e as ideologias? De que maneira isso afeta a democracia? A apresentação propõe abordar essas duas questões a partir de dados de pesquisas de opinião, bem como outras fontes.

Gabriel Obradovich é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires e dirige o projeto de pesquisa “Orígenes de la polarización social y política en la Argentina reciente. Aproximaciones desde la política nacional y provincial (2003-2011)