Conferência Prof. Tom Safford (University of New Hampshire)

12/05/2017 09:15

CONFERÊNCIA

O Papel dos Cientistas em Sistemas de Gestão Compartilhada de Recursos Costeiros – Uma visão comparativa Brasil-EUA

Prof.  Tom Safford
Departamento de Sociologia e Escola de Ciências Marinhas
University of New Hampshire – EUA

O tema deverá ser desenvolvido a partir dos resultados gerados até o momento pela implementação de dois projetos de pesquisa de campo. O primeiro investigou o desenvolvimento do turismo de praia e da maricultura na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Nele foram colocadas em primeiro plano as complexas relações envolvendo cientistas, empresários e gestores na identificação de problemas relativos à garantia de qualidade dos recursos hídricos e também à efetividade da comunicação social de evidências de riscos de comprometimento da saúde e da qualidade de vida da população. E no segundo, realizado no Brasil (em colaboração com o Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFSC e com o apoio da Fundação Fullbright), o Professor Safford vem examinando o papel desempenhado pelos cientistas no desenvolvimento do setor de maricultura no estado de Santa Catarina. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pesquisadores, gestores e maricultores em Florianópolis, Palhoça e Penha. Neste evento pretende-se também colocar em discussão a abertura de novas oportunidades de pesquisa colaborativa sobre o assunto envolvendo a UFSC e a Universidade de New Hampshire.

Data: 25/05/2017
Horário: 14:00 – 17:00hs
Local: UFSC – Sala de reuniões Sílvio Coelho dos Santos, Bloco D – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – 1º andar, sala 110.

Promoção:
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) / Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente & Desenvolvimento (NMD).