2018

• Colóquio Internacional: “O ofício do sociólogo e o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu – Um projeto para as Ciências Sociais” – Nos dias 15, 16 e 17 de maio, aconteceu na UFSC o Colóquio Internacional, “O ofício do sociólogo e o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu – Um projeto para as Ciências Sociais”. Promovido pelos Programa de Pós-graduação em Sociologia Política e Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do CNPQ e da FAPESC, o colóquio contou com a participação de pesquisadores do Brasil, França e Argentina.  O evento teve início com a mesa composta por Sergio Miceli (USP) e Julien Duval (CNRS / CESSP), intitulada “Pierre Bourdieu no Brasil e na França”, e logo após ocorreu a conferência de Frédéric Lebaron (ENS / Paris-Saclay) sobre “A metodologia de Pierre Bourdieu em ação”. No segundo dia, a mesa redonda sobre “Sociologia da Educação: contributos e algumas tendências das pesquisas no Brasil”, contou com as falas de Ione do Valle (PPGE/UFSC) e Nadyr Zago (PPGE/UNOCHAPECÓ), seguida da conferência proferida por Sergio Miceli (USP), “Os intelectuais no Brasil e na Argentina em perspectiva comparada”. No terceiro dia, Gustavo Sorá (UNC/CONICET) e Frédéric Lebaron (ENS/Paris-Saclay) participaram da mesa redonda sobre “Pierre Bourdieu e a circulação internacional de bens simbólicos”. O evento foi encerrado com a conferência de Julien Duval(CNRS / CESSP), sob o título “Ofício do sociólogo é um clássico na sociologia francesa atual?”. As atividades foram marcadas pela notável presença da comunidade acadêmica.

• Entre os dias 16 e 17 de maio de 2018 foi realizado O Colóquio A Tradição Republicana e o legado de Roma, organizado pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Político com o patrocínio do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento congregou pesquisadores com diversas vinculações disciplinares, oriundos de diferentes instituições universitárias.
    Foram realizadas duas mesas redondas (Republicanismo Neorromano na emergência da Modernidade Pensamento Político entre Roma e o humanismo) com professores da UFSC, UFF e USP, além de duas sessões de apresentação de pesquisas que estão sendo realizadas por pós-graduandos vinculados ao Núcleo de Estudos do Pensamento Politico (Pensamento Político Romano O Pensamento Político Romano: a recepção moderna).
    O colóquio ainda contou com uma conferência de encerramento proferida por  Daniel Kapust (UW-Madison), Machiavelli’s Lucretian Republic, que também apresentou seu livro mais recente – Flattery and the History of Political Thought (Cambridge University Press, 2018).

Anais do I Seminário de Sociologia e Política da UFSC – ISBN é 978-85-45535-68-3.