Disciplinas 2021.2

Matrícula Semestre 2021.2 – 02 a 06/08/2021 (Matrícula alunos regulares – clic para acessar o sistema CAPG).
Cancelamento de matrícula em disciplinas – 16 a 27/08/2021.
Ajuste de matrícula –  16 a 27/08/2021.

Alunos de mestrado/doutorado que já concluíram os créditos estando em fase de elaboração de dissertação/tese devem matricular-se em dissertação/tese para não perder vínculo com o PPGSP.

Disciplinas Obrigatórias MESTRADO

Professor

Dia da Semana

Horário

Local

SCP510003 – Teoria Política Contemporânea (04 créditos)  Tiago Daher Padovezzi Borges 5ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410001 – Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)  Carlos Eduardo Sell 4ª feira 14-18  CFH (remoto)
SCP410002 – Metodologia Quantitativa (04 créditos)  Luís Felipe Guedes da Graça 3ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410005 – Seminário de pesquisa em Sociologia (04 créditos)  Amurabi Pereira de Oliveira 6ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410004 – Seminário de pesquisa em Ciência Política (04 créditos)  Lígia Helena H. Luchmann 6ª feira  14-18  (CFH (remoto)

Disciplinas Obrigatórias DOUTORADO

SCP410005 – Seminário de pesquisa em Sociologia (04 créditos)  Amurabi Pereira de Oliveira 6ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410004 – Seminário de pesquisa em Ciência Política (04 créditos)  Lígia Helena H. Luchmann 6ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP510003 – Teoria Política Contemporânea (04 créditos)  Tiago Daher Padovezzi Borges 5ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410001 – Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)  Carlos Eduardo Sell 4ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP510005 – Metodologia Qualitativa Avançada (04 créditos)
Área de concentração:
– Sociologia
– Ciência Política
Rodrigo da Rosa Bordignon 6ª feira 08-12 CFH (remoto)

Disciplinas Optativas
ME e DO

 SCP410042 – Tópico Especial: Debates recentes no estudo do comportamento político (02 créditos)  Julian Borba 5ª feira – (AULAS INICIAM DIA 19/10/2021) 08-12 CFH (remoto)
SCP410040 – Tópico Especial: Leituras de Teorias do Sul  (02 créditos) (fechada para disciplina isolada) Amurabi Pereira de  Oliveira 5ª feira 14-18 CFH (remoto)
 SCP410043 – Tópicos Especiais: A problemática do risco na Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)  Myriam Mitjavila  5ª feira 18-22  CFH (remoto)
 SCP410039 – Engajamento, militância e participação política (04 créditos)  Ernesto Seidl 2ª feira 14-18 CFH (remoto)
 SCP410041 – Tópico especial: Informalidade, trabalho por conta própria e desigualdades cruzadas no Brasil contemporâneo (02 créditos)  Jacques Mick 3ª feira 14-18 CFH (remoto)
SCP410044 – Sociologia dos Mercados e da Saúde (04 créditos)  Márcia da Silva Mazzon/Sandra Caponi 2ªfeira 18:30-22 CFH (remoto)
SCP410046 Os processos de transição e desconsolidação democrática na Polônia (01 crédito) (Matrícula solicitada via email na Secretaria) Monika Sawicka (Visitante Polônia) 4ªfeira
(início em 20/10)
 13-17  CFH
(remoto)

Confira ementas abaixo.

===============================================================================

EDITAL 002/PPGSP/UFSC – Seleção de alunos em disciplina isolada 2021/2

  • Período de inscrição – 09 a 11 de agosto de 2021
  • O processo para inscrição e solicitação de matrícula em disciplina isolada para o semestre 2021/2 será online. Acesse o link (Formulário de inscrição ) e preencha os dados necessários para inscrição, anexando os documentos requeridos. O processo é válido somente para alunos que não são vinculados à UFSC.

Para solicitar matrícula como aluno especial (disciplina isolada) os seguintes documentos são necessários:

  • Formulário de inscrição; (online)
  • Requerimento justificando o pedido de matrícula; (modelo) – salve em pdf e anexe no formulário de inscrição;
  • Fotocópia Histórico(s) escolar(es) em pdf;
  • Fotocópia Diploma(s) frente e verso em pdf;
  • Curriculum vitae Lattes em pdf (não precisa ser documentado).
  • Fotocópia da Carteira de Identidade  frente e verso (não CNH)
    Os documentos e formulários acima devem ser anexados em formato pdf no formulário de inscrição.

Observações:

– Para alunos regulares matriculados em outro programa de PPG da UFSC: envie email para inscricao.ppgsp@gmail.com indicando a(s) disciplina(s) que pretende realizar a matrícula.

– Para alunos regulares matriculados em programa de PPG externo à UFSC: realizar o procedimento descrito acima, incluindo na documentação submetida documento comprobatório da condição de aluno regular de programa de Pós-graduação.

– Disciplinas obrigatórias para mestrado e doutorado – não se aceita aluno especial.

– Disciplinas optativas para o mestrado e doutorado – aceite a critério do professor.

Pedidos de matrícula para disciplina isolada (aluno especial) – máximo de 02 disciplinas por aluno, limitado a 08 créditos no total de disciplinas cursadas.

Resultado: 13/08/2021

Em caso de aceite da matrícula na disciplina solicitada o aluno deverá confirmar o interesse em cursar a disciplina, encaminhando email inscricao.ppgsp@gmail.com até o dia 16/Agosto/2021. A não manifestação no prazo implicará na não efetivação da matrícula.

======================================================================================

Disciplinas Obrigatórias Mestrado:

SCP510003 – Teoria Política Contemporânea (04 créditos)
EMENTA: O estudo de importantes obras na teoria política contemporânea, que apresentam as mais influentes abordagens da segunda metade do século XX até os dias atuais. Tratando de grandes arcabouços teóricos, a disciplina se organiza a partir da seleção de obras representativas de abordagens tais como: neomarxismo, neorrepublicanismo, neoinstitucionalismo, neocontratualismo, neopluralismo e teoria da escolha racional, dentre outras.

SCP110001 – Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)
EMENTA: Questões, autores e correntes representativas da pluralidade paradigmática da teoria sociológica contemporânea. Problemas e categorias essenciais da análise sociológica (micro e macrossociologia; individualismo, holismo e relacionismo metodológicos; ontologia do social; cultura; poder e dominação; estratificação social; individualização, risco etc.). A modernidade e suas transformações (pós-modernidade, alta-modernidade, globalização, cosmopolitismo, risco, sistema-mundo, sociedade mundial, pensamento pós-eurocêntrico, modernidades múltiplas etc.). Correntes e/ou autores centrais da sociologia contemporânea. Tradições de pensamento e paradigmas do pensamento sociológico atual.

SCP410002 – Metodologia Quantitativa (04 créditos)
EMENTA: Tipos de investigação social e desenhos de pesquisa de orientação quantitativa. Reflexão sobre a relação entre o processo de construção do objeto de estudo e as escolhas de operações de pesquisa. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa quantitativa: survey, coleta de dados secundários, pesquisa experimental, testes de hipótese, associação entre variáveis (análise bi e multivariada).

SCP410004 – Seminário de pesquisa em Ciência Política (04 créditos)
EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese conduzidos dentro da área de Ciência Política. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

SCP410005 – Seminário de pesquisa em Sociologia (04 créditos)
EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese conduzidos dentro da área de Sociologia As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

======================================================================================

Disciplinas Obrigatórias Doutorado:

SCP510003 – Teoria Política Contemporânea (04 créditos)
EMENTA: O estudo de importantes obras na teoria política contemporânea, que apresentam as mais influentes abordagens da segunda metade do século XX até os dias atuais. Tratando de grandes arcabouços teóricos, a disciplina se organiza a partir da seleção de obras representativas de abordagens tais como: neomarxismo, neorrepublicanismo, neoinstitucionalismo, neocontratualismo, neopluralismo e teoria da escolha racional, dentre outras.

SCP110001 – Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)
EMENTA: Questões, autores e correntes representativas da pluralidade paradigmática da teoria sociológica contemporânea. Problemas e categorias essenciais da análise sociológica (micro e macrossociologia; individualismo, holismo e relacionismo metodológicos; ontologia do social; cultura; poder e dominação; estratificação social; individualização, risco etc.). A modernidade e suas transformações (pós-odernidade, alta-modernidade, globalização, cosmopolitismo, risco, sistema-mundo, sociedade mundial, pensamento pós-eurocêntrico, modernidades múltiplas etc.). Correntes e/ou autores centrais da sociologia contemporânea. Tradições de pensamento e paradigmas do pensamento sociológico atual.

SCP510005 Metodologia Qualitativa Avançada (04 créditos)
EMENTA: Apresentação e discussão avançada de métodos qualitativos em investigações da Sociologia e da Ciência Política. A relação entre o processo de construção do objeto de estudo e as escolhas de operações de pesquisa: bases epistemológicas da pesquisa, historicidade, teoria da interpretação, reflexividade científica e auto-objetivação. Estudo aprofundado dos principais métodos qualitativos e técnicas de coletas de dados, com atenção às relações com disciplinas afins.

SCP410004 – Seminário de pesquisa em Ciência Política (04 créditos)
EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese conduzidos dentro da área de Ciência Política. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

SCP410005 – Seminário de pesquisa em Sociologia (04 créditos)
EMENTA: Disciplina a ser estruturada e desenvolvida tendo em vista subsidiar o processo de maturação e implementação dos projetos de dissertação e da tese conduzidos dentro da área de Sociologia As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos e doutorandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.
======================================================================================

Disciplinas Optativas Mestrado/Doutorado:

SCP410042 – Tópico Especial: Debates recentes no estudo do comportamento político (02 créditos)
EMENTA: O campo do comportamentalismo em Ciência Política; Interfaces com a Psicologia Política; Interfaces com as Neurociências; Temas recentes na literatura comportamentalista: polarização; conhecimento e informação; clivagens; a internet, a política e o comportamento político; o suporte à democracia; o populismo.

SCP410040 – Tópico Especial: Leituras em Teorias do Sul (02 créditos) (fechada para disciplina isolada)
EMENTA: Esse tópico especial terá como foco a leitura do livro Southern Theory (2007) da autora australiana Raewyn Connell, articulando com a leitura complementar de outros trabalhos da autora, buscando compreender o debate inaugurado a partir dessa obra, e seus desdobramentos para outras realidades localizadas no sul global.

SCP410043 – Tópicos Especiais: A problemática do risco na Teoria Sociológica Contemporânea (04 créditos)
EMENTA: A questão do risco na sociologia e nas ciências sociais. Modernidade e risco. Risco e cultura. Globalização, risco e individualização social. Risco, biopolítica e governamentalidade. Tecnologias políticas de atribuição e gestão de riscos na modernidade tardia. Risco e construção social das trajetórias biográficas nas sociedades contemporâneas.

SCP410039 – Engajamento, militância e participação política (04 créditos)
EMENTA: Estudo das lógicas de engajamento e de militância em suas diversas modalidades e níveis. O processo de politização, a aquisição de apetências e de competências em política; condições sociais e culturais para o engajamento e a militância; recursos sociais e modalidades de militância e de participação; retribuições do engajamento; carreiras militantes; relações entre esfera partidária e não partidária; militância e constituição de grupos dirigentes; repertórios de mobilização e ação coletiva; desengajamento e reconversões militantes.

SCP410041 – Tópico especial: Informalidade, trabalho por conta própria e desigualdades cruzadas no Brasil contemporâneo (02 créditos)
EMENTA: Desigualdades de classe, gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Informalidade e economias populares. Trabalho por conta própria, razão neoliberal e discursos sobre empreendedorismo.

SCP410044 – Sociologia dos Mercados e da Saúde (04 créditos)
EMENTA: A disciplina propõe analisar os principais textos e as principais teses apresentadas por Michel Foucault, Pierre Bourdieu com relação aos mercados e a temática da saúde, tão bem como autores os quais dialogam com Bourdieu: Viviana Zelizer, Marion Fourcade e Eva Illouz. Igualmente contempla o trabalho de Christian Laval e Pierre Dardot, autores que estabelecem conexão entre a obra de Bourdieu e Foucault pensando a sociedade e o neoliberalismo .

======================================================================================