Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas

30/08/2023 19:29

Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas

Os professores João Pissarra Esteves (UNL), Denilson Werle (UFSC) e Emil Sobottka (PUC-RS) participam do debate Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas, no dia 6 de setembro, às 14h, no Auditório do Bloco E do CFH. O evento é promovido pelos programas de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) e de Jornalismo (PPGJOR) e marca o lançamento em português do mais novo livro de Jürgen Habermas, Uma nova mudança estrutural da esfera pública, publicado pela Editora da Unesp em tradução de Denílson Werle. Lançado exatos 60 anos após a publicação do primeiro livro de Habermas, o já clássico Mudança estrutural da esfera pública (1962), o novo ensaio oferece uma atualização de seus temas diante da emergência das mídias sociais, do capitalismo de plataformas e suas consequências políticas. Vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação da UNL, o professor Esteves desenvolve pesquisas especialmente nas áreas de Sociologia da Comunicação, Comunicação Política, Estudos dos Media e do Espaço Público. Sua produção científica relevante o aproximou da comunidade cientifica brasileira a partir dos anos 90, ministrando cursos, publicando e contribuindo na formação de doutorandos e na orientação de pós-doutoramento. O professor está no Brasil como visitante junto ao PPGCOM/UFRGS, de acordo com o edital PRINT/CAPES/UFRGS. O professor Denilson Werle é professor de ética e filosofia política no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do núcleo “Direito e Democracia” no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e pesquisador do Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC (NEFIPO). Atualmente está desenvolvendo projeto de pesquisa sobre pluralismo, tolerância e democracia na filosofia política contemporânea (J. Rawls) e na teoria crítica (J. Habermas, A. Honneth e R. Forst). Emil Sobottka é professor e pesquisador da PUC-RS desde 1997, pesquisador do CNPq, idealizador do periódico Civitas: Revista de Ciências Sociais e idealizador e coordenador do PPG em Ciências Sociais da Pucrs (2000-2004). Pesquisa direitos de cidadania, movimentos sociais, democracia, políticas públicas, participação política e organizações e tem interesse em teoria social.

Resumo da programação: 06.09 – 14h-17h Auditório do Bloco E – CFH

Debate: Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas