Ao Otto Frederico Volkmann: Muito obrigado!

05/04/2024 10:55

Hoje nos despedimos de nosso colega Otto, que se aposenta.

E junto com o Otto se aposenta um arquivo mental precioso de nosso Programa, do CFH, e mesmo da UFSC.

Otto domina como ninguém a rotina do PPG, sabe tudo dos caminhos burocráticos da UFSC e das janelas de seus sistemas. A frase “vou perguntar ao Otto” era feijão com arroz entre coordenadores, professores e alunos.

Foram muitos anos cuidando do cotidiano miúdo e de questões mais complexas de um Programa que ele viu crescer e se transformar. Otto não se abalava muito com mudanças de regimento, prédio, nome do PPG, quadro de disciplinas. Tinha a calma que a experiência traz.

Sempre, ou quase, mantinha uma postura otimista e resolutiva. Fosse para ajeitar algum computador da sala de reuniões, para descolar uma passagem aos 45 do segundo tempo, ou, com jogo de cintura, tentar dar um chapéu em demandas que alguma pró-reitoria negava ao PPG.

Otto certamente percorreu mais de mil quilômetros indo e voltando do CFH à Reitoria, com algum papelzinho nas mãos. Ele sabia com precisão onde ir e com quem falar. Chamava todo mundo pelo nome e vice-versa.

Também memorizava os nomes de muitos alunos e alunas. Otto se preocupava de forma genuína com a vida acadêmica deles.

Com frequência, sofria junto com as dificuldades de prazos, a finalização difícil de uma dissertação ou tese, com a carência de bolsas, enfim, com o dia-a-dia de um PPG. Ele conhecia e se interessava pelos três lados de um Programa: o lado dos discentes, o dos docentes e o da administração.

Com uma voz miúda e um pouco rouca, quase incompatível com o nome de seu dono, Otto atendia o telefone com um inconfundível “Sociologia”!

Tinha fama de não gostar de telefone. Será que vai sentir falta de atender dizendo “Sociologia”?

Em nossa Secretaria ele fará muita falta, isso é certo.

Mas agora Otto Volkmann sai do PPGSP para entrar em sua história.

Obrigada, obrigado, Otto!

[Homenagem prestada ao servidor Otto Frederico Volkmann, em Reunião do Colegiado do PPGSP – 01/04/2024]