O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil – Matheus Gato

31/05/2022 09:41

O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil

É importante pensar sobre os impasses da abolição para as pessoas negras no Brasil em 1888. Tornaram-se livres ou ainda tinham sobre si o arbítrio daqueles que ostentam as armas? As estatísticas têm demonstrado que os negros no Brasil ainda estão em risco constante: seus corpos são os alvos principais das forças de segurança, além das inúmeras outras injustiças que decorrem de uma sociedade racialmente dividida como é a brasileira.

Matheus Gato, em seu trabalho que ganhou o prêmio de livro do ano da ANPOCS, mostra as motivações e o sentido compreendido pelos negros maranhenses dos ocorridos no ano seguinte à abolição da escravidão no país, um momento em que se temia pelo seu retorno e as populações negras, em alerta, se colocavam ao lado daqueles que pareciam defender o seu novo status de livres, ainda que precário. Daí surge então a primeira grande chacina do Maranhão republicano: o extermínio de negros ciosos da liberdade jurídica conquistada, que pareciam não estar afinados com os novos ideais republicanos.

Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH-UNICAMP). É pesquisador do Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Coordenador do Bitita: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH-UNICAMP). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (2015) e realizou pós-doutorado pela mesma instituição (2016-2019). Foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard (2017-2018). É autor do livro O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil (1888-1889), vencedor do Prêmio ANPOCS de melhor obra científica do ano de 2020 e finalista do prêmio jabuti. É organizador do livro O 13 de Maio e Outras Estórias do Pós-abolição, contos do escritor Astolfo Marques.

Onde? Auditório do CFH/UFSC – Bloco B

Quando? Dia 28/06, às 14:30