Professora da UFSC Anaís Passos (SPO) lança livro sobre militarização e guerra às drogas nesta quarta-feira 30/11 às 18h30

29/11/2022 14:16

ATENÇÃO: Devido às as fortes chuvas, faremos evento híbrido presencial (na UFSC/CFH) e online via link: https://meet.jit.si/LIVRO30NOVEMBROAMP

Será lançado nesta quarta-feira, 30 de novembro, o livro Democracias em guerra contra as drogas: a mística militar no Brasil e no México (Palgrave Macmillan 2022), de Anaís Medeiros Passos, professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento ocorre às 18h30, na sala 324 do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), e contará com comentários de Flávia Medeiros Santos, professora de Antropologia da UFSC.

O livro aborda a temática da militarização da guerra às drogas nas periferias urbanas, a partir de uma análise crítica sobre as operações das forças armadas na cidade de Tijuana e no Rio de Janeiro. A partir de um extenso conjunto de documentos e de entrevistas com elites políticas, militares e sociedade civil, a obra analisa a produção de políticas de segurança baseadas em lógicas de punição e no militarismo. Em análise comparada, investiga as causas, as missões e as consequências para os regimes democráticos da atuação das forças armadas na segurança pública. A “mística militar” revela que um conjunto de crenças sobre a superioridade moral e a eficiência dos militares influencia o processo de tomada de decisão e de implementação dos operativos conjuntos, no México, e das operações para garantia da lei e da ordem, no Brasil.

O evento é promovido pelo Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH-UFSC) e pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/PPGSPO-UFSC).

Onde? Sala 324 (CFH UFSC, Bloco B)
Quando? Dia 30/11 às 18h30 (quarta-feira)
Com a autora: Dra. Anaís M. Passos (Ciência Política UFSC)
Comentários de: Dra. Flávia Medeiros (Antropologia UFSC)