Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Sociologia

1) Ciência, saúde e meio ambiente

A linha de pesquisa Ciência, Saúde e Meio Ambiente concentra pesquisadoras/es que se dedicam à  análise  das  complexas  articulações  entre  ciência,  tecnologias,  saúde,  sociedade  e  meio ambiente. Procura-se integrar as perspectivas sociológica, política, epistemológica e histórica no estudo  das  diversas  estratégias  de  produção,  reprodução  e  transformação  social  dos conhecimentos e inovações científico-tecnológicas, assim como também do papel social de seus prescritores com seus interesses, acordos, disputas e negociações. No sentido inverso, também se busca  compreender  como  esses  conhecimentos  e  inovações  interferem  no  mundo  social. Reúnem-se estudos sobre as políticas, instituições e representações sociais em saúde, medicina e meio ambiente rural e urbano.

Professores:
Profª. Drª.  Júlia S. Guivant – Lattes
Profª. Drª. Márcia Grisotti – Lattes
Profª. Drª. Marcia da Silva Mazon – Lattes
Profª. Drª. Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Lattes
Prof. Dr. Paulo Henrique Freire Vieira – Lattes (In memoriam)
Prof. Dr. Rafael Leite Mantovani – Lattes

2) Economia, Trabalho e Cultura

A linha abrange pesquisas voltadas às esferas da economia, do trabalho e da cultura, com interesse em fenômenos que condensam diferentes práticas de poder, resistência, saberes e violências. Suas investigações se orientam por abordagens teóricas variadas e se inserem na agenda das sociologias do mercado e do sistema financeiro, do trabalho e do emprego, dos intelectuais, da cultura e do poder. Como eixo comum aos estudos reunidos na linha está a tentativa de compreensão de diferentes expressões de práticas materiais e simbólicas que produzem e reproduzem formas de desigualdades. São realizadas pesquisas sobre a ação econômica e a produção, o consumo e a geração de valor, as culturas da empresa e do trabalho, o sistema financeiro e o empresariado no capitalismo contemporâneo; sobre mercados, tecnologias digitais, condições e reconfigurações do trabalho; sobre dinâmicas de gênero, raça-etnicidade e classe no trabalho; sobre a problemática da religião e suas intersecções; sobre a esfera da cultura, seus agentes, espaços e disputas, bem como seus diversos modos de apropriação, mobilização e operacionalização.

Professores:
Prof. Dr. Alexandre Bergamo IdargoLattes
Prof. Dr. Carlos Eduardo Sell – Lattes
Prof. Dr. Ernesto Seidl – Lattes
Profª. Drª. Marcia da Silva Mazon – Lattes
Prof. Rodolfo Palazzo Dias  – Lattes
Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Bordignon – Lattes
Prof.ª Dr.ª Thais de Souza LapaLattes

3) Teoria sociológica e circulação do conhecimento

A linha de pesquisa Teoria sociológica e Circulação do Conhecimento concentra pesquisadora/es cujas atividades são primariamente dedicadas ou à teoria sociológica e ao pensamento social – em suas diferentes matrizes, tradições e desenvolvimentos contemporâneos – ou à análise sociológica da produção e circulação do conhecimento dentro e fora de instituições de ensino e pesquisa – questões como as condições sociais de sua produção e definição, suas hierarquizações e disputas – ou, ainda, a uma interface entre os dois temas. Ambos os temas ao redor dos quais se organiza a linha são tratados em escopo amplo por meio de pesquisas que os interpretam em chaves local, nacional e/ou transnacional, visando a estabelecer diálogo com as contribuições mais atuais produzidas em cada uma das áreas no Brasil e no mundo, atribuindo à linha a característica distintiva de conectar a atualização crítica da pesquisa conceitual com os problemas relativos à autorreflexão da sociologia clássica e contemporânea, assim como pesquisas empíricas sobre o tema.

Professores:
Prof. Dr. Amurabi Pereira de Oliveira – Lattes
Prof. Dr. Carlos Eduardo Sell  – Lattes
Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cunha de SouzaLattes
Prof. Dr. Rafael Leite Mantovani – Lattes
Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Bordignon Lattes

Área de concentração: Ciência Política

1) Teoria e Pensamento Político

A linha de pesquisa em Teoria e Pensamento Político abrange o estudo das diversas formas de representação  dos  fenômenos  políticos.  Seu  campo  de  investigação  vai  desde  a  história  do pensamento político, incluindo o pensamento político brasileiro e latino-americano, até a teoria política  contemporânea,  explorada  em  suas  diferentes  modalidades:  normativa,  histórica, positiva e crítica. Entre os objetos de estudo, destacam-se tanto as obras de autores clássicos e contemporâneos – reconhecidos por suas contribuições à compreensão teórica das instituições e práticas políticas – quanto os processos de constituição e transformação das múltiplas tradições do  pensamento  político,  em  suas  manifestações  globais  e  regionais.  Além  disso,  essa  linha promove  a  investigação  sobre  como  ideias  e  conceitos são mobilizados por agentes políticos como  recursos  retóricos  em  contextos  específicos  de  disputas  políticas.  Também  explora  o significado de termos fundamentais do discurso político, como liberdade, igualdade, democracia, justiça, reconhecimento, legitimidade, hegemonia e soberania. A linha de Teoria e Pensamento Político mantém um diálogo ativo com as outras duas linhas de pesquisa da ciência política Na interface  com  a  linha  de  Instituições,  Comportamento  Político  e Políticas Públicas, incentiva investigações sobre discursos de legitimação e contestação de práticas e instituições políticas. Já na interface com a linha de Sociologia Política, enfatiza a dimensão social das representações dos fenômenos políticos, com especial atenção para o fenômeno das ideologias.

Professores:
Prof. Dr. Jean Gabriel Castro da Costa – Lattes
Prof. Dr. Raúl Burgos – Lattes
Prof. Dr. Ricardo Virgilino da Silva – Lattes
Prof. Dr. Tiago Bahia Losso – Lattes

2) Instituições, comportamento político e políticas públicas

A linha tem como foco o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão direcionados para temas centrais do funcionamento de diferentes regimes políticos, e especialmente da democracia. Com foco eminentemente empírico, voltado ao desenvolvimento e teste de teorias da área, os estudos dessa linha desenvolvem reflexões teóricas e análise de dados empíricos, quantitativos e qualitativos, sobre grande diversidade de aspectos da realidade política em suas manifestações locais, nacionais e internacionais, inclusive em perspectiva comparada. Dentre os temas estudados no âmbito da linha de pesquisa, destacam-se: (1) as instituições políticas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em suas relações e seus efeitos no sistema político; (2) análises de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; (3) comportamento político e eleitoral; (4) opinião pública e representação política; (5) partidos políticos e sistemas eleitorais; e (6) participação política e cidadania.

Professores:
Profª. Drª. Anaís Medeiros Passos – Lattes
Profª. Drª. Cíntia Ribeiro Pinheiro de Souza – Lattes
Prof. Dr. Julian Borba – Lattes
Prof.ª Dr.ª Lígia Helena Hahn Lüchmann – Lattes
Prof. Dr. Luciano da Ros – Lattes
Prof. Dr. Luis Felipe Guedes da Graça – Lattes

3) Sociologia Política

A linha reúne trabalhos que se pautam pela mobilização de variáveis sociais  (econômicas, culturais, sociais) e variáveis políticas para a compreensão dos processos políticos, mobilizando tanto metodologias quantitativas quanto qualitativas.  Em um primeiro eixo, ela abrange estudos dedicados à constituição e transformações de diferentes grupos e instituições de elite. Nessa agenda situam-se discussões em torno dos espaços de poder com atenção a esferas como a política, a partidária, a cultural, a econômica, a burocrática e a científica, entre outras. Privilegiam-se os seguintes eixos de  análise: i) morfologia dos espaços sociais, princípios de hierarquização e mecanismos de recrutamento e seleção de grupos dirigentes; ii) transformações recentes no espaço do poder, conflitos entre elites e disputas pela afirmação e supremacia de novos grupos dirigentes; iii) reconversão de recursos, legitimação e estratégias de reprodução de elites; iv) linguagens específicas e estruturas e estratégias de consagração de grupos de elite, disputas discursivas, ações performativas, rituais, visões de mundo e estilos de vida. Em um segundo eixo, a linha reúne os seguintes temas: i) a análise de processos de transição, consolidação e de desconsolidação democrática no país e em outras regiões, de forma sincrônica e diacrônica; ii) análises em escalas variadas para a compreensão da conexão entre o local e o internacional nos fenômenos e processos políticos em sua ampla variedade; iii) estudos de história política comparada, privilegiando uma amplitude temporal para a análise do surgimento e continuidade de instituições autoritárias, bem como a mobilização de recursos econômicos, sociais e culturais para a sua manutenção; iv) o papel e a ação de agentes da ordem (policiais e militares) na manutenção de políticas e instituições autoritárias. Incluem-se em seus objetivos comparações nacionais e internacionais.

Professores:
Profª. Drª. Anaís Medeiros Passos – Lattes
Prof. Dr. Ernesto Seidl – Lattes
Prof. Dr. Raúl Burgos – Lattes
Prof. Rodolfo Palazzo Dias  – Lattes

 

=======================================================================================